Temu: É seguro comprar na plataforma? 

 Nesta última quinta-feira (6), a plataforma chinesa “Temu” começou a realizar suas operações comerciais no Brasil. A empresa recebeu a autorização da Receita Federal para entrar no mercado brasileiro ainda no fim de Maio, e antes mesmo da sua chegada já se falava dos baixos preços, promoções agressivas e também dos impactos que a plataforma poderia causar no varejo brasileiro. Mas afinal, para o consumidor, é seguro comprar na Temu? A plataforma é confiável?

Temu

Chegada da Temu ao país

A Temu chega ao Brasil em um período conturbado, bem no meio de uma série de novas tributações aplicadas a compras internacionais. Mesmo assim, a diretoria da empresa afirma que eles já estavam cientes e preparados para tal situação, e que isso não iria afetar seus negócios no país.

 A plataforma já se encontra cadastrada no programa do governo “Remessa conforme”, que aplica automaticamente as novas regras tributárias. Apesar disso, as compras realizadas na plataforma que possuírem valor abaixo de 50 dólares ainda não terão impostos atribuídos, já que esta nova política ainda aguarda o veto ou a aprovação do atual presidente da república. 

Temu APP

Histórico da Temu pelo mundo

A empresa, que é novidade no mercado brasileiro, já está espalhada por quase todo o mundo e frequentemente tem liderado os rankings globais de downloads nas lojas de aplicativos. Alguns dos países em que a varejista Temu já conta com operações em funcionamento são: Estados Unidos, Chile, Colômbia, Uruguai, Austrália, Canadá, Japão, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Filipinas e Malásia. Além disso, a empresa possui capital aberto na bolsa de valores (apenas por meio de fundos), e quando se trata de varejo chinês, somente fica atrás da gigante, e também chinesa, Alibaba, que é a dona do site AliExpress.

 Ainda no cenário internacional, é importante ressaltar que recentemente a empresa vem recebendo críticas, geralmente vindas de políticos, sobre o “risco extremamente elevado” da plataforma vender produtos produzidos com mão de obra infantil e análoga a escravidão. A Temu negou as acusações e afirmou que proíbe expressamente que seus produtores e fornecedores utilizem de tais meios para a produção dos produtos vendidos na plataforma. As investigações realizadas pelo governo americano ainda não foram concluídas, portanto, nada ainda foi provado.

temu warning

É seguro comprar na Temu? 

A empresa já se encontra no mercado de varejo online desde 2015, e já está bastante acostumada a realizar operações internacionais de alto volume. Além disso, a Temu trouxe para a sua entrada no mercado brasileiro uma série de políticas que visam garantir a segurança dos usuários na hora de realizar compras em seu marketplace. Algumas dessas políticas são: Crédito de R$10 na plataforma em caso de atrasos na entrega dos produtos, estorno integral do valor da compra caso o pedido seja perdido durante a logística de entrega e além disso, a Temu não pede para que o usuário envie o produto de volta se ele acabar chegando a sua residência mesmo após estar cancelado. 

Sua logística aqui no Brasil será feita inicialmente através da estrutura dos Correios, que já é um velho conhecido nosso, e isso garante mais um nível de segurança para os clientes. 

temu pack